11 de Dezembro de 2018

Escola em Cocal dos Alves conquista prêmio Nacional Darcy Ribeiro

O prêmio Darcy Ribeiro foi criado em 1998, por uma resolução da Câmara dos Deputados, para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. A indicação dos concorrentes é feita por deputados e senadores.

O Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão recebeu o prêmio nacional Darcy Ribeiro de Educação nesta terça-feira (20), em Brasília (DF). A instituição foi a primeira escola pública do país a conquistar o prêmio de honra.

Indicada pelos deputados Rejane Dias (PT/PI) e Átila Lira (PSB/PI), a instituição foi uma das três escolhidas para receber o diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie da homenageada, junto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina (PR).

O secretário de educação, Helder Jacobina, acompanhou as premiações conquistadas pela educação piauiense em Brasília. A solenidade contou com a presença dos professores, gestores e estudantes que representaram o Piauí, em Brasília, na premiação, em Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, e no projeto Jovem Senador, no Plenário do Senado Federal.

Para a diretora Aurilene Vieira o diferencial da Augustinho Brandão, que possibilitou alcançar estes resultados, é o comprometimentos dos professores.
“Estamos felizes e é uma honra receber o prêmio Darcy Ribeiro queremos agradecer os deputados Rejane dias e Átila Lira por defenderam a escola na Câmara dos Deputados ao ponto de conquistarmos esse prêmio, para nós é um orgulho e satisfação pelo reconhecimento dos trabalhos realizados há mais de 15 anos e tem colocado Cocal dos Alves nos altos índices da educação no Brasil como exemplos para educação pública”, afirmou a diretora.