17 de Fevereiro de 2020

Ouvidoria Municipal de Cocal dos Alves

O que é e como funciona a Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Cocal dos Alves

Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.

• O que é a Ouvidoria Municipal?

A Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal. Recebe Reclamações, Denúncias, Solicitações, Sugestões e Elogios, após são encaminhadas ao setor responsável, bem como ao Prefeito e aos secretários.

A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais unidades de gestão pública municipal, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada, a ouvidora responsável pelo atendimento tem 15 dias podendo ser prorrogado por igual período para comunicar o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público.

O Ouvidor não é o representante da Prefeitura ou do Prefeito junto à população, mas sim o inverso, trata-se do canal institucional por meio do qual as demandas mais gerais da população chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Dessa forma, o Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado.

Assim, o papel da Ouvidoria não é o de procurar e apontar defeitos na ação da Prefeitura, mas funcionar como uma espécie de “controle de qualidade do serviço público“, apontando falhas e acertos e auxiliando na busca de soluções para os problemas.

Quais são os tipos de atendimento prestados pela Ouvidoria?

• DENÚNCIAS: Fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
  • SOLICITAÇÕES: Pedidos de serviços e de atendimentos;
  • SUGESTÕES: Para serem adotadas em qualquer setor da Prefeitura de Cocal dos Alves;
  • RECLAMAÇÕES: Quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da Prefeitura de Cocal dos Alves não forem atendidas.
  • ELOGIOS.

O Atendimento também pode ser feito:

Em todos os modos o munícipe poderá exigir da Ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo;

• QUAL O ENDEREÇO DA OUVIDORIA?

Localizada na Rua João Domingos da Silva, S/N, Centro e também através do site da Prefeitura Municipal de Cocal dos Alves, http://transparencia.cocaldosalves.pi.gov.br/cocaldosalves/acessoinformacao, Por E-Mail ouvidoriacocaldosalves@gmail.com.