Cocal dos Alves - PI

 

Cocal dos Alves é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 03º36’01.5″ sul e a uma longitude 41º26’35.0″ oeste, estando a uma altitude de 100 metros. Já era uma povoação e sua criação como município foi pela Lei estadual nº 4.811, de 27 de dezembro de 1995, e Instalado em 1º de janeiro de 1997 com a posse da Câmara Municipal e do prefeito, eleitos em 1996.

Um pouco da história deste município:

Na primeira metade do século XIX, por volta dos anos de 1800, o primeiro morador da futura Cocal dos Alves, provindo do Ceará, chega às terras juvenis. Antonio Alves, era o nome desse homem, o nosso desbravador, fixou sua moradia, de acordo com relatos, na região conhecida, hoje, como Baixa do Açude. Dele descendem a maioria das famílias de Cocal dos Alves, varão de grande família, muitos filhos, provem estes de sua primeira geração de Alves: Onório Alves, Raimundo Alves, Gervásio Alves, Doca Alves, Rita Alves, Cecília Alves, João Alves, Ernestina Alves, e Manoel Alves, José Alves, Inês Alves e Mariano Alves.
Uma linhagem repleta de valentia continha em sua segunda geração, os seus netos: José Alves, que é o pai do Chico Alves e da Raimunda do Zé Silvino, este filho do Manoel Alves. Maria Joana, Filha do José Alves, o que o hino do município menciona, esta ainda viva com mais de 100 anos de idade, seu pai faleceu quando ela tinha seis meses de nascida. Raimundo Chico, filho da Inês Alves com o Chico Raimundo, este casou-se com sua tia, irmã de sua mãe, a Ernestina Alves, todos da Pitombeira de Baixo descendem deles. Bisavô. Antonio Mariano, filho do Mariano Alves, irmão do Manoel Mariano, e outros, ele teve o primeiro carro do município que era um Jipe.
Isto posto, com os netos de Antonio Alves, Cocal dos Alves passa a existir, enquanto povoado, no século XX, anos de 1900. Tão pequena, mas tão nobre, não tinha estradas aterradas, não tinha energia, para iluminar usava-se o candeeiro, o causador da alegria da noite, ao lusco-fusco as famílias podiam se reunir e conversar enquanto as crianças brincavam. Para passar as roupas usava-se o ferro a brasa. Para preparar os alimentos, usava-se a mão de pilão. Para consumir água usava-se o pote e caneco. E assim todos os costumes simples eram construídos.
Com uma população estimada em 6.153 habitantes, uma área de 357,7 km². Cocal dos Alves é construída pelas localidades: Ipueira, Melancias, Pitombeira de Cima, Pitombeira Baixo, Belém, Barreiro, Baixão, Jenipapo, Tapera, Carnaubal, Cipoal, Chafariz, Amargoso, Salgado, Carvalhadas, Ininga, Lagoa do Mato e Calumbi. Cada localidade carregada de representatividade e costumes que enriqueceram para a construção e formação do nosso município.
Cada localidade tem na memória história para contar e lembranças a recordar: Como a cultura da retirada da palha da carnaúba, que era carregada no lombo de jumento. A cultura da farinhada, uma pratica que é muito presente em nosso município até os dias de hoje. A cultura do tucum que hoje já está mais esquecida, entretanto já foi uma forte fonte de renda da população de Cocal dos Alves, também junto ao caju, que ainda hoje, é umas das principais atividades econômicas do município. A pratica da criação de gado, surgindo junto a figura do vaqueiro tão importante na formação da identidade do povo de Cocal dos Alves.
Hoje Cocal dos Alves é destaque na Educação por apresentar altos indicadores em avaliações externas e olimpíadas do conhecimento. Esses altos indicadores fazem com que as escolas sejam referencias de boa educação.
O Povo é o maior patrimônio desta cidade. Um povo guerreiro, autores da sua própria história. Com isso exalta-se a qualidade dos cocalalvenses, de ser um povo batalhador que luta pelo que quer. E como exemplo, a representação dos principais tipos do cidadão de Cocal dos Alves: O agricultor, o vaqueiro, o vendedor, o estudante.
A base da história desse povo está no trabalho de suas mãos. Com isso enaltece-se a qualidade de ser trabalhador. E então, algumas das profissões de Cocal dos Alves: O pedreiro, o professor, o artesão que faz urus, grajaus, e a lavadeira de roupa que representa as donas de casa.
A história de Cocal dos Alves conta com o percurso de cidadãos empreendedores para a construção do futuro. Pessoas que com o empreendedorismo contribuíram com o avanço de nossa terra em algumas áreas como o primeiro grande comerciante de Cocal dos Alves. A professora que empreendeu as bases de uma educação inovadora, que fez o município ser destaque nacional em Educação. Aquele que trouxe a internet a Cocal dos Alves, e pessoas que merecem destaque por seu empreendedorismo na área de festas, pessoas que realizaram as primeiras grandes festas e matinês neste município.
Uma cidade pequena, tão simples, mas organizada, isso marca o lugar dos cocalalvenses. Cocal dos Alves, se comparada a outras do Piauí percebe-se que tem marcas de organização que são próprias deste lugar. As casas são organizadas, as ruas são organizadas, as escolas são organizadas.
Cocal dos Alves é uma cidade formada por um povo inteligente, que sabe onde quer chegar. Um povo que acredita que através da educação pode chegar onde quiser.

Município de Cocal dos Alves- PI

CNPJ: 01.612.572/0001-94

R JOAO DOMINGOS DA SILVA, S/N
Centro – Cocal dos Alves – PI
CEP: 64.238-000

E-mail: 

Expediente
De segunda-feira a sexta-feira:
• das 08:00h às 13:00h